Categorias da narrativa
1.Ação
Relevância dos acontecimentos: - principais: fundamentais para a ação - secundários: não fundamentais, mas contribuem para o seu desenvolvimento.
Organização dos acontecimentos: - encadeamento: sequências se encadeiam segundo uma ordem cronológica, havendo uma coincidência entre a ordem real e textual (contar uma história que passou em 15 dias e começar a narrar todos os acontecimentos do primeiro dia até ao décimo quinto) - alternância: as sequência vão se variando e só depois é que mostram pertencer à mesma história (contar uma história de alguém que vive num continente e de outra que vive noutro e que não se conhecem, mas depois vão se encontrar vivendo momentos em comum) - encaixe: uma ou mais sequências são encaixadas no encadeamento cronológico das restantes (quando uma pequena história é introduzida na principal para mostrar, por exemplo, a coragem da personagem).
Momentos da ação: - introdução: motivar o desenvolvimento, apresentar personagens, dar informação sobre o tempo, espaço ou antecedentes. - desenvolvimento: encerra a sucessão de acontecimentos mais marcantes. - conclusão: simplesmente a sequência final.
2.Personagens
Relevo: - principal: personagem que se destaca mais na ação; - individual: só ela ou coletiva: várias personagens agem da mesma maneira - secundárias: interagem com a personagem principal relacionando-se com ela; - figurantes: não têm intervenção na ação, mas ajudam a criar o ambiente.
Conceção: - personagem modelada: revelar sobre aspetos relacionados com a vida profissional, privada, vícios, drama interior ou ânsia de liberdade e a personagem vai mudando o seu comportamento mostrando-se cada vez mais complexa e psicologicamente ativa. - personagem plana: quando nunca evolui nem demonstra densidade psicológica.
3. Espaço da ação - espaço físico: onde decorre a ação - espaço social: quando existe elementos