comercio internacional
Introdução
A regulação do comércio internacional tem-se caracterizado como um dos temas mais controversos das negociações internacionais, desde o período pós-Segunda Guerra Mundial, quando teve início o processo de arquitetura do sistema multilateral de comércio. Isto porque, não obstante as teorias liberalizantes que nortearam esse processo, como a da vantagem comparativa, as regras internacionais deveriam conciliar fortes interesses nacionais em manter políticas comerciais intervencionistas. Este trabalho visa mostrar qual deveria ser a política comercial das nações, politicas que o governo adotam quanto ao comércio internacional – políticas que envolvem várias acções diferentes, entre elas impostos sobre algumas transações internacionais, subsidies a outras e limites legais ao valor ou volume de determinadas importações. No fim do capítulo, será possível compreender os efeitos dos instrumentos de política comercial mais importante.
1 Objectivo geral
Analisar instrumentos de política comercial
1.1 Objectivos específicos
Avaliar os custos e benefícios das tarifas, seus efeitos sobre o bem-estar quem ganha e quem perde com as políticas tarifarias.
Reconhecer o efeito das restrições voluntarias a exportação sobre países importadores e exportadores,
Descrever como os efeitos do bem-estar de RVEs se comparam com as políticas das tarifas e de cotas.
2 Classificação dos instrumentos de política comercial
3 Analise das tarifas
Uma tarifa é um imposto que incide sobre bens que fazem parte do comércio
Internacional que podem ser: Imposto sobre importação e Imposto sobre Exportação
Definições úteis:
Os termos de troca são o preço relativo do bem exportável expresso em unidades do bem importável.
Um país pequeno é um país incapaz de afetar seus termos de comércio, independentemente de quanto ele comercia com o resto do mundo.
A estrutura analítica será baseada em alguma das seguintes condições:
Dois países grandes que