Categorias da Narrativa
CATEGORIAS DA NARRATIVA
Ação – Sucessão de acontecimentos que contribuem para o avanço da história.
1. Relevo 1.1 Principal 1.2 Secundária - Os factos que não contribuem decisivamente para o desenlace.
2. Organização 2.1 Encadeamento – Um acontecimento é contado a seguir ao outro sucessivamente. 2.2 Alternância – Conta-se mais do que uma história, alternando-as. 2.3 Encaixe – Dentro de uma história conta-
-se outra que enriquece a primeira.
3. Delimitação 3.1 Fechada – a história é contada até ao desfecho final 3.2 Aberta – o final da história não é revelado
4. Estrutura
Tempo
1. Cronológico – Traduz-se nas marcas da passagem do tempo (dia, mês, ano, etc.) Ex: “Naquela manhã de setembro tudo parecia calmo”
2. Histórico – Enquadramento histórico das ações Ex: “Eram então, em todo o reino das Astúrias, os fidalgos mais famintos”
3. Psicológico - perceção da passagem do tempo por parte das personagens. Ex: “Aquela tarde parecia nunca chegar ao fim”
4. Do Discurso - Resulta do modo como o narrador trata o tempo da história. O narrador pode respeitar a ordem cronológica ou alterá-la, ou seja, pode voltar atrás no tempo (analepse) ou adiantar um determinado episódio(prolepse).
Espaço
1. Físico: Lugar onde a ação se realiza.
Ex: “Era uma vez uma princesa que vivia num castelo…”
2. Social: construído através de ambientes vividos pelas personagens; liga-se às características da sociedade em que as personagens se inserem. Ex: “Aquele ambiente demasiado urbano constrangia o rapaz da aldeia”. “Naquela festa só havia gente rica e culta”.
Personagens – elementos indispensáveis da ação.
1. Relevo
1.1 Personagem principal – É a personagem em torno da qual se desenrola toda a narrativa. 1.2 Personagem secundária – Embora essencial, desempenha um papel de