A Busca da Excitação: para uma Sociologia da Festa
A Busca da Excitação: para uma Sociologia da Festa
Docente: Inês Brasão Discentes: Ana Sofia Simões
Nídia Sobral
Pedro Gomes
Ano Lectivo: 2011/2012
Índice
Introdução………………………………………………………………………………………………………………………………..3
Introdução ao lazer……………………………………………………………………………………………………………………..4
Sociologia da Festa………………………………………………………………………………………………………………………6
A busca na excitação do lazer – capítulo I……………………………………………………………………………………9
Realização de Vídeos…………………………………………………………………………………………………………………14
Conclusão………………………………………………………………………………………………………………………………….15
Introdução
Este trabalho enquadra-se no âmbito da disciplina de Sociologia do Lazer do 1º ano do curso de Animação Turística.
Em primeiro lugar iremos abordar de uma forma breve quer a evolução do conceito da palavra lazer associada à mudança de valores sociais, e a sua valorização enquanto conquista social, quer uma breve explicação sobre o seu significado e as suas origens. Poderá ainda encontrar-se a correspondência dos interesses humanos face às quatro áreas do lazer, segundo a teoria de Joffre Dumazedier.
Em segundo lugar introduzimos o conceito de festa fazendo a relação entre o modelo de festa de antigamente com o modelo actual, para isso descrevemos o processo de evolução da mesma. Com o conjunto de mudanças de cariz social irá observar-se nomeadamente a entrada de outros factores como a revolução sexual e os mundos artificiais.
Em terceiro lugar acerca das teorias de Nobert Elias descrito por dez pontos. O capítulo I é, o único de todo o livro, que podemos trabalhar nesta temática, destaca-se o controlo emocional e o autocontrolo, os cinco tipos diferentes de tempo livre, as teorias aristotélicas, as libertações de tensões, a excitação propriamente dita e a síndrome daí resultante. Apresentaremos, ainda, a diferença que se estabelece entre o trabalho e o lazer.
Por último lugar