Catedral De Notre
A construção da catedral gótica foi dedicada à Virgem Maria, levou 180 anos desde 1163, quando começou a construção no local de uma catedral romana, até 1345.
Localizada na Île de la Cité (uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena), a Catedral foi restaurada diversas vezes em seus oito séculos de existência.
Em meados do século 12, essa igreja romana passou a ser muito pequena para a população de Paris, cujo crescimento havia disparado. Surgiu então o projeto de construir uma imensa catedral, de 135 metros de largura e 40 metros de altura, uma testemunha da prosperidade relativa do momento, quando a fome e as epidemias diminuíram.
Com a Revolução Francesa, a catedral foi fechada e nacionalizada. Suas riquezas foram roubadas e assim a catedral acabou sendo usada para armazenar alimentos.
Em 1801, a catedral foi restaurada para celebrar um acordo entre a França e a Santa Sé e para a coroação de Napoleão Bonaparte, em 1804. Mas em 1831 ela voltou a ser saqueada e todos os seus vitrais foram novamente roubados.
A "ressurreição" da construção começou em 1844, guiada pelo arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc. A restauração, que respeitou materiais, estilos e épocas, se estendeu durante 23 anos. Em 1991, a catedral foi restaurada novamente.
Nome: Catedral de Notre Dame
Sistema estrutural: Abóbadas ogivais, arcobotantes, pilares e contrafortes.
Função: Catedral
Localização: Paris, França
Época: Séculos XII e XIII
Projeto: Jean de Chelles e mestres desconhecidos
Execução: Jean de Chelles e mestres desconhecidos
Dimensões: Abóbodas com 34 m de altura, nave central com 12 m de largura e comprimento externo de 130 m.
Material: Alvenaria de pedra com argamassa
Referencias bibliográficas http://g1.globo.com http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/Catedral%20de%20Notre%20Dame3.htm