Arquitetura G Tica
Arquitetura gótica é um estilo arquitetônico que é a evolução da arquitetura românica misto com arquitetura céltica proveniente da Irlanda e Grã-Bretanha no noroeste da Gália (atual França) e que precede a arquitetura renascentista. Foi desenvolvida no período medieval na França, onde ainda se chamava Obra Francesa. A palavra gótica só surgiu no renascimento. A palavra gótico é em referencia aos godos, povo bárbaro-germano.
Com o gótico, a arquitetura ocidental atingiu um dos pontos culminantes da arquitetura pura. As abóbadas cada vez mais elevadas e maiores, não se apoiavam em muros e paredes compactas e sim sobre pilastras ou feixes de colunas. Uma série de suportes que eram constituídos por arcobotantes e contrafortes possuíam a função de equilibrar de modo externo o peso excessivo das abóbadas. Desta forma, imensas paredes espessas foram excluídas dos edifícios de género gótico e foram substituídas por vitrais e rosáceas que iluminavam o ambiente interno altas chão.
Verticalidade é um símbolo da elevação para Deus e da luz divina.
O arco ogival é um arco que veio para substituir o arco de volta perfeita utilizado pelos romanos, é mais complicado de projetar um arco ogival, mas sua forma em formato de ferradura facilita o distribui mento de suas forças, assim suportando mais pesos.
A planta básica da catedral gótica pouco diferia das encontradas em catedrais de períodos anteriores. Em forma de planta em cruz a catedral se dividia basicamente em: nave, transeptos, e coro. Na parte inferior da cruz se situava a nave central circundada por naves laterais; na faixa horizontal existiam os transeptos e o cruzeiro, e na base da nave tinha-se a fachada principal; existiam ainda torres, porém de localização variada.