Arquitetura G Tica
A arquitetura gótica é a evolução da arquitetura românica e que precede a arquitetura renascentista. Foi desenvolvida no norte da França durante a Alta Idade Média entre os anos 1050 e 1100.
O termo “gótico” só apareceu na época do Renascimento como um insulto estilístico, já que para os Renascentistas a arte gótica era bárbara, sendo tipicamente Medieval. A palavra gótico é em referência aos godos, povo bárbaro-germano.
Elementos Arquitetônicos
Planta
Geralmente, as catedrais possuem a aparência semelhante a uma cruz latina, onde situa-se a nave, os transeptos e o coro; na parte inferior da "cruz" fica localizada a nave central circundada por naves laterais; na faixa horizontal havia os transeptos e o cruzeiro; na base da nave tinha-se uma fachada principal. Existem também torres, porém localizadas em partes variadas.
Arcos Ogivais
Geometricamente, a ogiva é mais difícil de ser projetada, no entanto, distribui melhor as forças, aumentando a eficiência do complexo.
Abóbada em Cruzaria
Constitui-se em uma derivação da chamada abóbada em aresta, da qual se distingue pela utilização de nervuras diagonais estruturais que lhe suportam o peso e o descarregam sobre pilares compostos.
Rosácea
É um elemento arquitetônico ornamental, dentro do eixo condutor deste período artístico, a rosácea transmite, através da luz e da cor, o contacto com a espiritualidade e a ascensão ao sagrado. Trata-se de uma abertura circular onde um desenho geométrico de bandas de pedra é preenchido com vidro colorido, vitral. A rosácea apresenta-se sobre o portal da fachada principal a Oeste ou no transepto, em pelo menos um dos seus extremos.
Arcobotante
É uma construção em forma de meio arco, erguida na parte exterior dos edifícios para apoiar as paredes e repartir o peso das paredes e colunas. Só assim se conseguiu aumentar as alturas das edificações, dando forma e função.
Vitrais
A arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera