Catchup
CURSO DE NUTRIÇÃO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DISCIPLINA: TÉCNICA E ROTULAGEM DOS ALIMENTOS
Catchup
Dicente(s)
Jessica Silva
Beatriz Gonzales
Erick souza
Prof. Marcio H.
Bebedouro – SP
2014
1. INTRODUÇÃO:
Molho é uma preparação de consistência liquida ou cremosa, de sabor suave ou picante, que acompanha as preparações nas mais diversas formas de apresentação (ORNELAS, 2007).
Existe uma grande variedade de molhos de fabricação industrial que ajuda a condimentação de pratos que no ato da cocção, quer diretamente a mesa: molho inglês, ketchup, mostarda, maionese, molho de soja, molha de tomate e molho de pimenta malagueta (ORNELAS, 2007).
Há outros molhos que enriquecem os receituários culinários que são preparados de acordo com o cardápio do dia (molho à campanha, molho escabeche) (ORNELAS, 2007).
Um elemento importante para a preparação do molho é a base da qual deriva uma série de preparações (pela adição de ingredientes diversos), a aplicadas a determinadas preparações (ORNELAS, 2007).
O tempo e a temperatura do processamento, foram estabelecidos fundamentalmente, tendo em vista, resistência ao calor de esporos de Clostridium. A destruição de esporos desse microrganismo é considerada, em geral com o mínimo de processamento térmico para alimentos apertizados. Em anaeróbio pH acima de 4,5 condições mais favoráveis, a forma vegetativa de C. botullinum produza uma toxina poderosa que poderá ocasionar intoxicação. (GAVA,2012)
A utilização do método de pasteurização geralmente é preferida, quando outros tratamentos térmicos de temperatura elevada, prejudicam a qualidade dos alimentos (EVANGELISTA,2008).
2. OBJETIVO:
Industrialização do tomate
3. MATERIAS:
UTENSILIOS:
1 tigela oval
1 concha pequena
1colher de servir
1 colher de sopa
1 faca de serra
1 garfo
1 espremedor de alho
1 medidor
1 faca grande
1 balança
1 panela
1 liquidificador
1