resumo grécia e roma
* A Grécia:
-Devido a região montanhosa onde se encontrava não formada um grande estado e é dividida em um grande número de pequenos principados independentes.
-Idade do bronze: estados bastante ricos onde participavam do intenso comércio marítimo do II milênio.Ex: os tesouros das tumbas reais (classe dominante).
-Colapso da economia do Bronze e as invasões bárbaras fazem regredir as cidades, por alguns séculos.
-Nova economia: o Ferro. Surgem o alfabeto e a moeda.
-Posição geográfica relacionada ao tráfico marítimo.
-Pequenas cidades se transformam na polis aristocrática ou democrática. A polis: cidade-estado que tornou possível as extraordinários resultados da literatura, da ciência e da arte.
-As cidades:a origem é uma colina, onde se refugiam os habitantes para defender-se dos inimigos; depois o povoado se estende pela planície vizinha onde é fortificado por um cinturão de muros.
Cidade Alta (Acrópole):templos dos deuses e defesa. Cidade Baixa (Astu): comércio e relações civis. -Os órgãos necessários para a cidade são: 1)O lar comum, consagrado ao Deus protetor da cidade. 2)O conselho: dos nobres ou dos funcionários que representam a assembléia dos cidadãos. 3)A assembléia dos cidadãos (Ágora) que se reúne para ouvir as decisões dos chefes ou para deliberar.
-Cada cidade domina um território mais ou menos grande, esse território é limitado pelas montanhas, e compreende quase sempre um porto (a certa distância da cidade, para não se expor aos ataques piratas) .A comunicação com o exterior se dá por via marítima.
-Estes territórios podiam ser aumentados pelas conquistas ou pelos acordos entre cidades que faziam fronteira.Entre elas podemos destacar: Esparta, Atenas, Siracusa.Entre as ilhas: Rodes(unificada) e Creta.
-A população é sempre reduzida, não só pela pobreza de recursos como por opção política (10.000 a 50.000) condição