Catcher in the rye
A história é narrada por Holden Caulfield, se passa nos anos 60 e ė transcrito em detalhes às suas lembranças como se este estivesse contando suas histórias, e por vezes dando a impressão que estamos mesmo em sua mente.
Holden é um estudante do Internato Pencey Pred, de família Nova Iorquina, que está internado em um hospital mental. Caracteriza-se por ser um jovem rebelde, comunicativo e inteligente, que se diz um "mentiroso compulsivo". Odeia falsidade e atuações, o que o leva a detestar teatros e cinemas. É um fumador e bebe excessivamente, o que é facilitado por sua alta estatura e sua aparência mais velha. Apesar de ser comunicativo, tende a se aborrecer e se enervar facilmente com o comportamentos das pessoas o que o torna alguėm difícil de se relacionar.
Holden apresenta características de Bipolaríssimo, tendo ápices de excitação que rapidamente se transfere à uma forte depressão, assim como constantemente muda de ideia a todo tempo o que o torna uma pessoa extremamente imprevisível. Durante toda a história manifesta o desejo de ligar a Jane Gallagher, uma querida amiga, mas por fim sempre se diz "desmotivado" para concluir a ação.
O bipolaríssimo e rebeldia de Holden o remete a um hospital mental, por sua própria vontade, para que com ajuda ele possa se reerguer e projetar sua vida.
À espera que seu irmão mais velho o visite, Holden se remete as lembranças de quando tinha 16 anos, mais precisamente o final de semana em que foi expulso do Internato por ter reprovado em 4 das 5 disciplinas que cursava. Próximo do feriado de Natal, Holden havia de deixar o