Catasile
2211 palavras
9 páginas
1 IntroduçãoA Catálise é uma área de grande interesse industrial que se reveste de grande complexidade e tem se desenvolvido ao longo dos anos desenvolvendo de forma considerável pelo conhecimento detalhado dos mecanismos das reações catalíticas e suas propriedades fundamentais. Os catalisadores, por sua vez, tem sido estudados detalhadamente.
Sabe-se que a obtenção de um catalisador é quase sempre o resultado de experiências empíricas e ação judiciosa de princípios básicos coadjuvados pela aplicação de algumas teorias físicas e químicas.
Isso por que a uma falta de conhecimento completo dos aspectos científicos dos sistemas catalíticos, nas áreas de física dos sólidos ligada a processos moleculares e atômicos, individuais ou coletivos, da química inorgânica, da química orgânica e da físico-química. Acresça-se à esta situação a adequação dos sólidos obtidos aos princípios de engenharia que envolvem transferência de massa e calor nos aspectos práticos de aplicação em grandes reatores industriais.
Porem isso tem se reduzido através de uma mudança de enfoque: procura-se estudar, ao nível molecular, a estrutura e o mecanismo de ação dos catalisadores através do uso de técnicas avançadas de instrumentação, cálculos quânticos e variados métodos de computação.
Portanto, Catálise é a denominação dada à reação que ocorre na presença de um catalisador. E o Catalisador é o que faz com que as moléculas reagentes reajam com uma velocidade maior, ou seja, eles aceleram a reação.
2 Catalise
Catalisadores são espécies químicas que possuem a propriedade de aumentar a velocidade de uma reação sem que esta sofra alterações permanentes, tanto no que diz respeito à composição química como à quantidade. Catálise é o nome dado a estas reações que acontecem na presença de catalisadores.
O sistema formado pelo catalisador e os reagentes determina como a catálise vai ocorrer. Os catalisadores podem ser divididos em duas amplas categorias: catalisadores