catalogo siemens
Exegese e hermenêutica andam de mãos dadas, são amigas inseparáveis. Em quase tudo que se lê sobre revelação da interpretação do texto bíblico, se fala de exegese. Termo praticamente obrigatório em todo assunto relacionado à hermenêutica. Todos os livros que tratam sobre revelação da interpretação do texto bíblico, falam também da exegese e da sua relevância para uma perfeita compreensão do texto. Tudo isso é verdadeiro e salutar para o entendimento da santa palavra de Deus, o problema é que os autores destes autógrafos, não explicam o que é exegese. A exegese tem como objetivo tirar as cortinas que estão sobre um texto específico, fazendo uso das línguas vernáculas para dar clareza a interpretação que já esta na Bíblia. A exegese deseja analisar uma determinada palavra inserida em um texto específico e ir ao mais profundo do seu significado.
Difere-se da hermenêutica, porque esta intenciona conhecer o texto em parâmetros gerais. A hermenêutica poderá surgir da exegese, uma vez que, os princípios gerais exegéticos aplicados ao texto, serão desenvolvidos pelas ferramentas da hermenêutica. Por isso uma exegese errada (eisegese), levará o hermeneuta a uma falácia exegética e conseqüentemente a uma derrocada hermenêutica.
Módulo II
Avaliação: 20 pontos (grupo / dupla)
Ler o texto de Konings “A PALAVRA SE FEZ TEXTO”, da página 63 até página 94, e responder. O mesmo conteúdo pode ser encontrado na obra “A BÍBLIA NAS SUAS ORIGENS E HOJE” :
1. Como pode ser analisada a questão da inspiração de um texto sagrado?
Os fiéis costumam dizer que, na Bíblia, Deus lhes fala. Isso significa o fato de judeus e cristãos atribuírem a esse livro uma origem divina: inspirada por Deus.
Artistas medievais pintaram os autores da Bíblia com uma pomba pousada no ombro: o Espírito Santo soprando-Ihes o que escrever. A "inspiração bíblica" seria algo como uma ligação telefônica direta com Deus. Quem toma esse tipo de