Dispositivo diferencial residual
SEMINáRIO
INTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
Dispositivo Diferencial Residual
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA PROFESSOR : DAVIDSON
Claiton Barbosa, Daniel Castro, Deivison Jesus, Douglas Batista Fabio França, Gustavo Henrique, Paulo Helvio, Victor De Souza
Resumo ( A grande quantidade de incidentes gerados no sistema elétrico comina com novos procedimentos e dispositivos que permitem o uso seguro e adequado da eletricidade reduzindo o perigo as pessoas e ao patrimônio. As correntes de fuga provocam riscos às pessoas, o aumento de consumo de energia e o aquecimento indevido, podendo ate gerar incêndios. O Interruptor Diferencial Residual (DR) ou Disjunto DR podem monitorar e interromper esses efeitos de fuga a terra garantindo uma proteção. A Norma Brasileira de Instalação Elétrica faz obrigatório o uso de DR devido à relevância dessa proteção. Nesse sentido, o presente trabalho engloba uma análise sobre o dispositivo DR.
Palavras-chaves ( eletricidade, diferencial residual, incêndio, norma brasileira.
Introdução
A eletricidade é uma fonte de perigo, podendo causar a morte de pessoas e incêndios se não forem tomados cuidados especiais na instalação elétrica, mesmo quando utilizada em “baixas tensões”, como por exemplo, as de 110 volts. Portanto, para prevenir acidentes, toda instalação deve conter um sistema de proteção com dispositivos DR.
O Dispositivo de Proteção à Corrente Diferencial Residual é um dispositivo para interrupção do circuito elétrico de ação rápida que resguarda pessoas e patrimônio contra resultados nocivos causados por choques elétricos por meio da detecção de corrente de fuga e desligamento imediato do circuito.
Choque elétrico é o conjunto das alterações que acontecem no organismo, quando este é exposto à eletricidade, sendo causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer; já a designação corrente de fuga é a dada corrente