Catalisadores
Catalisadores em Automóveis
Palavras Chave:
Catalisadores, Transformações, Veículos.
Introdução
Há milhões de carros nas ruas do mundo e cada um deles polui o ar. Na Europa, EUA e Brasil foram criadas normas para diminuir esse excesso de poluentes, assim foi criado o Catalisador que trata os gases do escapamento antes que eles saiam do automóvel.
Metodologia
A metodologia para alcançar o objetivo deste trabalho foi à busca em vários sites da internet.
Resultados e Discussão
Cientistas da Universidade Rutgers, Estados Unidos utilizaram nanoparticulas para criar o catalisador que é capaz de retirar através de uma reação química o hidrogênio da amônia.
A função do Catalisador automotivo é converter grande parte dos componentes nocivos dos gases de escapamento em componentes inofensivos, o próprio catalisador também impulsionou a utilização da gasolina sem chumbo, pois este componente contaminaria o agente catalisador e poderia chegar até entupir a peça. Alguns exemplos em que o Catalisador aparece são nas enzimas; as enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas, como catalisadores extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação sem, no entanto participar dela como reagente ou produto. Em função dos estados físicos dos reagentes e produtos, a catálise pode ser homogênea ou heterogênea.
- catálise homogênea: [pic] catálise heterogênea: [pic]
Os catalisadores nos automóveis; já neste caso, os catalisadores são esferas dos metais paládio ou platina que são acopladas
São Paulo,15 de abril de 2013
ao escapamento dos carros e que aceleram a transformação de algum dos gases resultantes da queima dos combustíveis nos motores em outros gases menos poluentes.
Conclusões
Depois de um debate entre a dupla, chegamos à conclusão que os catalisadores são muito importantes nos automóveis, pelo simples fato de reduzirem os níveis de toxidades, assim resumindo o problema