catalisador
Catalisador é a espécie química que, juntamente com as moléculas reagentes, faz com que estas reajam com uma velocidade maior. A decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2) produz água (H2O) e oxigênio(O2). Em determinadas condições, essa reação ocorre com velocidade V. Entretanto, se juntamente com o peróxido de hidrogênio colocarmos íons ferrosos(Fe2+), a decomposição ocorrerá com uma velocidade maior. Nessas condições, dizemos que a espécie química Fe2+ é catalisador da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio, e essa reação de decomposição na presença do catalisador recebe o nome de catálise. As espécies químicas que possuem a propriedade de aumentar a velocidade de uma reação sem sofrer modificações permanentes, tanto na composição química como na quantidade, recebem o nome de catalisadores; as reações em que os catalisadores atuam são chamadas catálises. O interesse pelos catalisadores começou a existir no início do século passado, através de cientistas famosos como Jöns Jakob Berzelius e Wilhelm Ostwald.
A AÇÃO DO CATALISADOR
Os químicos são unânimes em aceitar o fato de que os catalisadores abaixam a energia de ativação da reação. Note que a presença do catalisador diminui a energia de ativação, isto é, diminui a “montanha de energia” que as moléculas devem vencer para que ocorra a reação. Assim, mais moléculas podem reagir e, em conseqüência, a velocidade da reação aumenta. O mecanismo de ação dos catalisadores é bastante complexo e não está ainda perfeitamente esclarecido. Entretanto, podemos dizer que:
O catalisador participa ativamente da reação, sendo, no entanto, devolvido intacto” no final do processo.
Sabemos que o catalisador não sofre alteração permanente na sua composição química e na quantidade. Entretanto, pode sofrer alteração quanto a sua natureza física.