Educação Fisica
TIPOS DE MÚSCULO LISO
O músculo liso é encontrado em um órgão é diferente do presente nos demais por vários aspectos: dimensões físicas, organização em feixes ou camadas, resposta a diversos tipos de estímulos,características de inervação e de função.
Músculo liso multiunitário: Esse tipo de músculo liso é formado por fibras independentes de músculo liso.
Alguns exemplos de músculo liso multiunitário são as fibras musculares lisas do músculo ciliar do olho, a íris do olho e músculo piloeretores que causam a ereção dos pêlos quando estimulados pelo sistema nervoso simpático.
Músculo liso de uma só unidade: A expressão "de uma só unidade" gera confusão por não significar fibras musculares únicas. Ao contrário, ela define grande massa de centenas a milhões de fibras musculares que se contraem juntas, como uma só unidade. Esse tipo de músculo é encontrado na parede da maioria das vísceras do corpo - inclusive no intestino, vias biliares, ureteres,útero e muitos vasos sanguíneos —, ele também é, muitas vezes,referido como músculo liso visceral.
O PROCESSO CONTRÁTIL NO MÚSCULO LISO
O músculo liso contém tanto filamentos de actina como de miosina, ambos com características químicas semelhantes às dos filamentos de actina e de miosina do músculo esquelético.
Todavia, ele não contém troponina, de modo que o mecanismo para o controle da contração é inteiramente diferente.
Estudos químicos mostraram que a actina e a miosina extraídas do músculo liso interagem entre si de modo quase idêntico ao da actina e miosina extraídas do músculo esquelético. Ainda mais, o processo contrátil é ativado pelos íons cálcio e o trifosfato de adenosina (ATP) é degradado a difosfato de adenosina