Castro alves
DESENHO TÉCNICO
PROFESSOR ROBERTO SACRAMENTO email: roberto.sacramento@ifrj.edu.br
INTRODUÇÃO: ASSIM COMO PRECISAMOS DE RECURSOS COMO O DA FALA PARA TRANSMITIR INFORMAÇÕES, QUANDO DESENHAMOS ESTAMOS TRANSMITINDO INFORMAÇÕES PARA O PAPEL. DESDE A ANTIGUIDADE O HOMEM SE UTILIZA DESSE RECURSO PARA TRANSMITIR SUAS IDÉIAS, PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, CRENÇAS E ETC.
A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA TROUXE GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA PORQUE, POR MEIO DOS DESENHOS FEITOS PELOS POVOS ANTIGOS, PODEMOS CONHECER AS TÉCNICAS UTILIZADAS POR ELES, SEUS HÁBITOS E ATÉ SUAS IDÉIAS.
EM TERMOS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA TEMOS O “DESENHO ARTÍSTICO” E O “DESENHO TÉCNICO”.
OS ARTISTAS TRANSMITIRAM SUAS IDÉIAS E SEUS SENTIMENTOS DE MANEIRA PESSOAL. UM ARTISTA NÃO TEM O COMPROMISSO DE RETRATAR FIELMENTE A REALIDADE. O DESENHO ARTÍSTICO REFLETE O GOSTO E A SENSIBILIDADE DO ARTISTA QUE O CRIOU. JÁ O DESENHO TÉCNICO, AO CONTRÁRIO DO ARTÍSTICO, DEVE TRANSMITIR COM EXATIDÃO TODAS AS CARACTERÍSTICAS DO OBJETO QUE REPRESENTA. PARA CONSEGUIR ISSO, O DESENHISTA DEVE SEGUIR REGRAS ESTABELECIDAS PREVIAMENTE, CHAMADAS DE NORMAS TÉCNICAS. ASSIM, TODOS OS ELEMENTOS DO DESENHO TÉCNICO OBEDECEM A NORMAS TÉCNICAS, OU SEJA, SÃO NORMALIZADOS. CADA ÁREA OCUPACIONAL TEM SEU PRÓPRIO DESENHO TÉCNICO, DE ACORDO COM NORMAS ESPECÍFICAS. ÀS VEZES, A ELABORAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO MECÂNICO ENVOLVE O TRABALHO DE VÁRIOS PROFISSIONAIS. O PROFISSIONAL QUE PLANEJA A PEÇA É O ENGENHEIRO OU O PROJETISTA. PRIMEIRO ELE IMAGINA COMO A PEÇA DEVE SER. DEPOIS REPRESENTA SUAS IDÉIAS POR MEIO DE UM ESBOÇO, ISTO É, UM DESENHO TÉCNICO À MÃO LIVRE. O ESBOÇO SERVE DE BASE PARA A ELABORAÇÃO DO DESENHO PRELIMINAR. O DESENHO PRELIMINAR CORRESPONDE A UMA ETAPA INTERMEDIÁRIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO, QUE AINDA PODE SOFRER ALTERAÇÕES. DEPOIS DE APROVADO, O DESENHO QUE CORRESPONDE À SOLUÇÃO FINAL DO PROJETO SERÁ EXECUTADO PELO DESENHISTA TÉCNICO. O DESENHO TÉCNICO DEFINITIVO, TAMBÉM CHAMADO DE