Castro Alves
Castro Alves
Nome: Juan
Nº: 19
Nome: Renato
Nº: 34
Série: 2 Ano B
Prof: Cristina
Castro Alves
Vida
Antônio de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847 na Bahia e é considerado o último grande poeta do Romantismo. Foi o escritor mais importante desta fase, a 3ª fase romântica chamada Poesia Social.
Esta fase que se iniciou, aproximadamente em 1860, é marcada pelas idéias liberais e democráticas e pelo envolvimento dos escritores por questões políticas e sociais. A obra de Castro Alves tem como características a indignação com tantas opressões e a compreensão dos problemas sociais. Sua poesia também possui um tom vigoroso e versos expressivos.
Castro Alves recebeu o apelido de Poeta dos Escravos, pois é na poesia abolicionista que ele melhor se sobressaiu. Nas obras Navio Negreiro e Vozes d’África o poeta denuncia as injustiças e clama por liberdade.
A poesia amorosa de Castro Alves é mais sensual do que o comum na época. A mulher aparece envolvida em um clima de erotismo e paixão e está muito próxima a ele. O amor, em suas obras, não é mais platônico.
Castro Alves foi um grande escritor e até hoje sua obra é analisada e estudada. Sua vida também foi muito curiosa, apesar de ter presenciado o enlouquecimento e suicídio do irmão - José Antônio. Teve diversos amores, mas ao que parece, foi com a atriz portuguesa Eugênia Câmara, que ele viveu um grande amor, pois é ela quem serve de referência para sua poesia lírica-amorosa.
No final de 1869, durante uma caçada, o escritor feriu o pé. Por causa disso, sofreu uma amputação. Após a operação se retirou para a Bahia e lá, a tuberculose piorou e no dia 6 de julho de 1871, O Poeta dos Escravos faleceu.
Obras
- Gonzaga ou a Revolução de Minas
- Espumas Flutuantes (1870) única obra publicada em vida
- A Cachoeira de Paulo Afonso (1876)
- Os Escravos (1883) nesta obra está incluído o poema O Navio Negreiro também conhecido como Tragédia no Mar
Navio Negreiro é considerado