Castello Branco
- Assumiu o país apôs o governo de João Goulart
- Castello Branco foi um dos principais articuladores do golpe militar de 1964
- Durante o período de transição Paschoal Ranieri Mazzilli a presidência da República enquanto a alta cúpula militar preparava a substituição definitiva.
- O período militar foi marcado pelo o supremo Comando Militar, composto pelo Exército, Marinha e Aeronáutica que decretou o Al-1 (Ato Institucional número 1)
- De acordo com o documento, que em princípio teria validade de seis meses, a partir daquela data todas as garantias de vitaliciedade e estabilidade em cargos públicos estabelecidos pela Constituição foram suspensas; o presidente passava a ter o direito de cassar mandatos e suspender direitos políticos por 10 anos de qualquer cidadão e de propor emenda à Constituição e declarar estado de sítio.
- Dois dias depois da publicação do AI-1, o marechal Humberto de Alencar Castello Branco foi eleito pelo congresso Nacional como representante para assumir a presidência da república em 15 de abril de 1964.
- O regime militar que passou a ser vigorado a partir desta data era baseado na política de fortalecimento do poder Executivo e na ideia de "segurança nacional".
- Para tanto foram criados novos órgãos governamentais, como o SNI (Serviço Nacional de Informação).
- Castello Branco alegava ter como principal proposta impedir o avanço do comunismo e da corrupção e recuperar a credibilidade internacional do Brasil.
- O governo iniciou esta política com uma ação que foi denominada de "operação limpeza", que teve início com os inquéritos policiais-militares, as prisões, as suspensões de direitos políticos e as cassações de mandatos de vários cidadãos, entre eles João Goulart, Leonel Brizola, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros.
- Sindicatos e federações operárias sofreram intervenções e foram extintas as ligas camponesas e todas as organizações que defendiam as reformas de base do