Casos Clínicos de Interações
1. Ceftriaxona: cefalosporina parenteral de amplo espectro e ação prolongada. Não existem interações com os fármacos prescritos.
2. Dalacin® (Cloridrato de clandamicina): antimicrobiano inibidor da síntese proteica; bactericida/bacteriostático. Não existem interações com os fármacos prescritos.
3. Captopril: anti-hipertensivo inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA) I em II. Interação: pode aumentar a concentração plasmática de potássio quando administrado com o xarope de KCl e AAS
O uso concomitante de inibidores da (ECA) e sais de potássio pode aumentar o risco de hipercalemia. A inibição da ECA resulta na diminuição da secreção de aldosterona, que por sua vez provoca a retenção de potássio no organismo. Aconselha-se precaução se inibidores da ECA devem ser usados concomitantemente com sais de potássio, particularmente em doentes com insuficiência renal, diabetes, idade avançada, insuficiência cardíaca grave ou agravamento, desidratação, ou terapia concomitante com outros agentes que aumentam o potássio sérico, tais como antiinflamatórios não esteróides drogas-inflamatórios, beta-bloqueadores, ciclosporina, tacrolimus, heparina, trimetoprim, e alcaçuz.
4. AAS: anti-inflamatório não esteroide (AINE), inibidor irreversível das enzimas ciclooxigenases (COX) 1 e 2, inibidor da agregação plaquetária. Interação: pode diminuir a ação anti-hipertensiva do captopril.
O AAS pode reduzir a atividade de medicamentos diuréticos e anti-hipertensivos. O mecanismo proposto consiste na inibição da ciclooxigenase pela aspirina, o que resulta na supressão da síntese de prostaglandinas vasodilatadoras que estão envolvidas no mecanismo de ação dos inibidores da ECA.
5. Zocor® (sinvastatina): inibidor da hidroximetelglutaril-coenzima-A (HMG-CoA) redutase, também conhecido como estatina, hipocolesterolemiante potente e eficaz para reduzir o LDL colesterol.
A estatina inibe a transformação do pró fármaco do clopidrogel por competição pela isoenzima CYP3A4;