Caso
Dove: Evolution of a Brand
Questões para Estudo
1. Você acredita que os executivos da Dove estejam abrindo mão de sua responsabilidade sobre a marca? Por que?
Acredito que não, pelo contrário, ao realizar esse tipo de publicidade os executivos estão assumindo uma responsabilidade ainda maior sobre a marca e como ela será vista pelo mercado após a campanha.
Alterar a campanha que vinha obtendo bons resultados há mais de 40 anos e falar sobre um assunto polêmico, nunca explorado anteriormente por campanhas publicitárias, e pondo em risco a reputação da marca inclui um aumento de responsabilidade por parte dos executivos que aceitaram em implementar a ideia.
2. Quais os desafios que os executivos encontraram ao expandir a marca para outras categorias? Que outras opções poderiam ter sido contempladas?
Um dos primeiros desafios era lidar com o problema de que um mesmo produto possuía diferentes nomes em cada região que estava presente, como no caso da Kibon. Um outro aspecto foi escolher quais seriam as ‘’grandes marcas’’que representariam uma série de outras menores marcas.
Abrir mão de determinadas marcas para incorporar um produto à uma outra pode trazer vantagens e desvantagens. Se o valor percebido pelo cliente de uma marca é diferente do da qual ela será ‘’incorporada’’ isso pode trazer um efeito negativo. Por outro lado, a incorporação de várias marcas em uma só pode causar maior exposição ao consumidor, construindo uma marca mais forte e que representará um aumento nas vendas. Além disso, a qualidade que a marca prevalecente possuía anteriormente pode se propagar às demais marcas ‘’menores’’, melhorando a forma como o consumidor vê o produto. Por exemplo, o sabonete Dove já era conhecido do público, após o ‘’lançamento’’ do desodorante Dove, os clientes tendem a relacionar toda a qualidade do sabonete ao desodorante e acreditar que este seja um produto do mesmo nível.
As outras opções seriam tentar construir cada