Caso Sonae
Questões 1
a) Quais as demonstrações financeiras consolidadas apresentadas pela Sonae Investimentos?
A Sonae Investimentos aplica as Internacional Financial Reporting Standard (“IFRS”), emitidas pelo International Accounting Standards Board (“IASB”), na composição das suas Demonstrações Financeiras Consolidadas, cujo objetivo é facultar informação financeira sobre a Sonae que seja útil para os investidores, mutuantes e outros credores na tomada de decisão acerca do fornecimento de recursos para a empresa. Estas são, assim, constituídas por:
Demonstração da posição financeira apresenta a posição financeira da Sonae no fim do período de relato, incluindo os Ativos, Passivos e Capital Próprio.
Demonstração de resultados apresenta o resultado líquido do período da entidade durante o período de relato que se obtém pela diferença entre rendimentos gerados e gastos suportados.
Demonstração do rendimento integral apresenta os rendimentos gerados e os gastos suportados pela Sonae durante o período de relato.
Demonstração de alterações no capital próprio apresenta as alterações ocorridas no capital próprio da Sonae durante o período de relato que tenham sido realizadas com os detentores do capital da Sonae e também as que resultem de ajustamentos associados a alterações de políticas contabilísticas e correção de erros.
Demonstração dos fluxos de caixa apresenta os fluxos de caixa da Sonae durante o período de relato.
Notas apresentam informação complementar e informação adicional àquela que está incluída nas restantes demonstrações financeiras.
b) Qual a principal categoria de ativos correntes e de ativos não correntes da Sonae Investimentos? Dê três exemplos de ativos de cada uma destas duas categorias.
Os ativos são recursos controlados pela entidade que podem vir a obter benefícios económicos futuros e podem ser classificados como correntes sempre que a entidade espera que sejam realizados ou que sejam