Caso Mannos
Este case refere-se ao sucesso de uma rede de lanchonetes conhecida como o Manno`s, que baseou seu sucesso incialmente em um atendimento personalizado ao cliente. Seu desafio era a conquista da satisfação e fidelização de seus clientes. Para agregar valor a este atendimento personalizado criou-se um canal de comunicação direta com o seu cliente, uma central de relacionamento ao cliente chamada “Alô Tio Galo”, uma forma descontraída e direta para que esta central receba não somente reclamações, mas sugestões e elogios dos seus clientes.
Além do foco em um atendimento personalizado a rede de lanchonetes, Manno`s, encara uma nova estratégia denominada de ‘low fare, low cost`, preço baixo e alta qualidade, estratégia inicialmente utilizada pela empresa aérea Southwest Airlines, após constato o sucesso da estratégia muitas outras empresas passaram a utiliza-la, entre elas o Manno`s, que evidencia o valor das suas refeições em seu cardápio de forma transparente.
Vale ressaltar a transparência de valores nos seus produtos e também a utilização de pratos regionais como uma forma de se aproximar do seu publico, “cair no gosto”, “preço baixo e alta qualidade”, “atendimento personalizado”; alguns ingredientes para a garantia de um resultado de sucesso, mas que para garantir o sucesso total desta estratégia é preciso que o cliente perceba a alta qualidade dos produtos e os preços baixos, além de proporcionar esta percepção aos clientes, há a necessidade de uma área voltada para o público infantil, para que as famílias possam ficar mais tempo nas lanchonetes e consumir mais os seus produtos. Podemos pensar em uma estratégia de marketing voltada ao PDV, tornando-o mais atrativo, menos poluído, e com a boa utilização do merchandising, que pode ser aprimorado em parcerias com outras grandes empresas e que são bem sucedidas no quesito apontado. Exemplo a coca-cola, uma parceira que dispõe em sua estrutura uma escolinha de merchandising, desta forma