CAPACIDADES FÍSICAS
CAPACIDADES MOTORAS Capacidades gerais para realizar uma variedade de habilidades motoras. Acredita-se que são determinadas geneticamente e influenciadas por experiências de aprendizagem. Termo genérico para as diferentes capacidades, tais como: força, velocidade, resistências, agilidade, flexibilidade. No esporte, fatores pessoais que determinam o rendimento são categorizados diferentemente. Outros termos genéricos comuns são: características motoras, características motoras básicas, principais componentes da aptidão motora, bases físicas do rendimento, atributos físicos (BARBANTI, 2003).
RESISTÊNCIA:
“É a capacidade física e psíquica de suportar um cansaço frente a esforços relativamente longos e/ou capacidade de recuperação rápida depois de esforços” (Grosser et alii, 1991).
“Compreende-se em geral, a capacidade psicofísica do esportista resistir à fadiga” (Weineck, 1991).
“É a capacidade de resistir à fadiga em trabalhos de duração prolongada” (MANNO, 1990).
Resistência Aeróbia: “Capacidade de resistir ao desempenho com duração acima de três minutos e intensidade superior a 50% da capacidade máxima, solicitando mais de 1/6 ou 1/7 da musculatura esquelética”. (SANTOS, 1994).
Resistência Muscular: “Capacidade de um músculo de exercer tensão repetidamente ou de manter uma contração estática durante um tempo prolongado”. (BARBANTI, 2003).
VELOCIDADE: “Velocidade é a capacidade, com base na mobilidade dos processos do sistema neuromuscular e da capacidade de desenvolvimento da força muscular, de completar ações motoras, sob