Caso hans
Ou PEQUENO HANS
CONHECIMENTOS BASICOS
Ψ - FREUD TEORIA DA SEXUALIDADE Ψ - FREUD TEORIA DA PERSONALIDADE Ψ - CRITICA GERAL AO TRABALHO DE FREUD
ALGUMAS DEFINIÇÕES
Ψ - FOBIA: A palavra fobia deriva de Phobos, deusa grega do medo. Fobia é o medo persistente, excessivo e irreal de um objeto, pessoa, animal, atividade ou situação. É um tipo de distúrbio de ansiedade. Uma pessoa com fobia ou tenta evitar a coisa que ativa o medo, ou suporta isto com grande ansiedade e angústia. Ψ - EQUINOFOBIA : aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos cavalos.
CURIOSIDADE
Herbert Graf (1903-1973) era Austrialiano-Americano produtor de opera. Nasceu em Vienna in 1903, ele era filho de Max Graf (1873-1958), um Autraliano, autor, critico, musicologista e membro do circulo freudiano. É agora sabido que o jovem Herbert Graf era ‘O pequeno Hans' discutido em Freud' 1909 estudo Análise de uma Fobia em um Menino de Cinco Anos.
METODOLOGIA
Ψ - ESTUDO DO CASO CLINICO Ψ- PARTICIPANTE: O PEQUENO HANS (MENINO DE 5 ANOS): SUA MAE FOI PACIENTE DE FREUD, E SEU PAI ERA UM ENTUSIASTA FROIDIANO Ψ - SINTOMAS: ANSIEDADE, CIUMES, MEDO DE SER SEPARADO DE SUA MÃE, MEDO DE SER MORDIDO POR CAVALOS. Ex. (COMPLEXO DE EDIPO).
MÉTODO
Ψ - NÃO FOI FORMALMENTE PSICOANALISADO Ψ - ERA QUESTIONADO PELO PAI E AS RESPOSTAS ERAM ENTÃO INTERPRETADAS. Ψ - NÃO ERA UM PROBLEMA VISTO QUE PSICOANALISE NAO É “UMA INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA INPARCIAL, MAS SIM UMA MEDIDA TERAPEUTICA”.
CONSTATAÇÕES E INTERPRETAÇÕES
Ψ - HANS ERA NEUROTICO Ψ - PREOCUPAÇÃO COM SEU PENIS, URINAR & DEFECAR Ψ - CIUMES DE SUA IRMÃ RECÉM-NASCIDA
A chegada da sua irmã trouxe para a vida de Hans muitos elementos novos, que dessa época em diante não lhe deram sossego. Em primeiro lugar, foi obrigado a submeter‐se a um certo grau de privação: para começar, uma separação temporária de sua mãe, e mais tarde uma diminuição permanente na