Caso: general motors
1.1 Questões
1ª A General Motors, também conhecida como GM, é a maior montadora automobilística do mundo. Foi líder de vendas por 77 anos consecutivos (1931-2007). Seu foco é “Put the world in drive” (Colocar o mundo na direção), ou seja, com foco no mundo, é pioneira em segurança e tecnologia sustentável. Seu aspecto mais importante é sempre crescer, ter mais marcas, e mais atuação no mercado. Sempre visando os quatro princípios básicos da Administração:
- Planejamento: Estabelecer objetivos e traçar estratégias. O objetivo principal seria sempre lançar novas marcas e continuar sendo líder de vendas. Suas estratégias foram criar um estilo corporativo único desenhando seus carros de maneira semelhante para que mantenham um padrão na identidade da marca.
-Organização: Alocar recursos e tarefas (“modus operandi”). O novo presidente Jack Smith, combinou todas as divisões de carros de passageiros em uma única organização norte-americana e juntou as divisões de administradores e seus staffs em um único esqueleto.
-Direção: gerenciar pessoas através dos elementos: comunicação (através do feedback) ,liderança e motivação.
-Controle: É a avaliação, a verificação, a chegada e mensuração dos resultados.
2ª O objetivo mais importante deve ser tornar-se uma empresa que está sempre à frente das outras, desenvolvendo tecnologias voltadas para o meio ambiente. Investir em sustentabilidade é uma estratégia que traz bom reconhecimento dos clientes.
Fazer com que o cliente veja que a empresa não só se preocupa com seu crescimento e seu próprio desenvolvimento, mas também que se importa com o futuro do planeta. A partir de decisões como produzir carros que não prejudicam tanto a natureza, criar promoções que fazem o cliente entender que também é responsável pela saúde do planeta, como por exemplo, ao cliente comprar um carro ganha uma semente de árvore.
Realizar projetos que faça com que o cliente participe e tenha um feedback sobre