Caso fortuito e força maior como excludentes de responsabilidade no CDC
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais - FAJS
ARTHUR CUNHA COVACEVICK SILVA
CASO FORTUITO E FORÇA MAIOR COMO EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
BRASÍLIA
2012
BRASÍLIA
2012
ARTHUR CUNHA COVACEVICK SILVA
CASO FORUITO E FORÇA MAIOR COMO EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Monografia apresentada como requisito para conclusão do curso de bacharelado em Direito do Centro Universitário de Brasília
Orientador: Einstein Lincoln Borges Taquary.
Brasília/DF, de de 2012.
Banca Examinadora
____________________________________
Prof. Einstein Lincoln Borges Taquary
Orientador
____________________________________ Prof.
Examinador
____________________________________ Prof.
Examinador
RESUMO
O presente estudo busca uma análise aprofundada nas doutrinas para analisar a problemática da omissão do legislador do Código de Defesa do Consumidor em relação à possibilidade da aplicação do caso fortuito e da força maior como excludentes de responsabilidade civil do fornecedor e do prestador de serviços. O Código de Defesa do Consumidor traz expresso, nos artigos 12 e 14, as causas capazes de excluir a responsabilidade do fornecedor e do prestador de serviços. Porém, verifica-se que não há qualquer menção em relação aos tradicionais institutos do caso fortuito e da força maior no código consumerista. O objetivo desse estudo é verificar a possibilidade de se aplicar esses institutos como excludentes de responsabilidade nas relações de consumo e se, ao não incluí-los nos artigos que preveem as causas excludentes, o legislador as excluiu ou não.
Palavras-chave: responsabilidade civil. Código de Defesa do Consumidor. Excludentes de responsabilidade. Caso fortuito. Força maior.
SUMÁRIO
Centro