Caso Finanças
Adèle Braz Magalhães
Maria Thereza Barquet
Através da análise das demonstrações econômico financeiras da empresa Oi SA, é possível verificar que apesar do grande aumento de investimento em 2012, a lucratividade e rentabilidade diminuiram sucessivamente durante os proximos anos, impacto inclusive que foi remediado através de algumas medidas, dentre elas venda de intangíveis e dividas para pagamento a longo prazo.
Apesar das ações tomadas, o lucro diminuiu em mais de 15%, apresentando novamente queda de lucratividade líquida em 2% da empresa. Esta queda desacelerou em relação a 2012, que foi de 4%, mas o cenário ainda não está positivo para a empresa.
Juntamente com a queda de lucratividade e rentabilidade, nota-se também o crescimento do endividamento da empresa, que anteriormente constitia em 67% do passivo +PL e atualmente chega a quase 85%. Essa característica mostra maior dependência da empresa com capital de terceiros e pode ser prejudicial para os resultados da empresa dependendo de seu grau de alavancagem financeira.
Neste caso, como pode se notar na tabela, a Oi está com alavancagem financeira favorável e melhor que em 2012, o que demonstra que a decisão de aumentar o capital de terceiros na empresa tem probabilidade de ajudar melhorar os resultados financeiros da empresa nos próximos ano.
Em suma, a situação financeira da Oi não parece boa devido aos vários indicadores que estão baixos e diminuindo nos últimos anos. Contudo, é notável a alteração do cenário através de diversas mudanças, que poderão trazer melhorias significativas nos próximos anos.
Recomenda-se que a Oi trabalhe com consultorias que poderão trazer as melhores sugestões e analisar a causa raiz de cada problema da empresa e assim garantir que seu conjunto de demonstrativos financeiros seja excelente.