Caso dow
LEANDRO HENRIQUE AMORIM
LUCAS SANTOS DE MENEZES
MARCELLO ALONSO
NATHALIA MAGALHÃES BARBOSA
PAMELA ALMEIDA BARBOSA
CASO DOW
São Paulo
2011
LEANDRO HENRIQUE AMORIM
LUCAS SANTOS DE MENEZES
MARCELLO ALONSO
NATHALIA MAGALHÃES BARBOSA
PAMELA ALMEIDA BARBOSA
CASO DOW
Trabalho apresentado como exigência parcial à disciplina de Logística Empresarial Integrada sob orientação do professor Cláudio José Stefanini.
São Paulo
2011
Proposição do caso:
Existe a idéia de se descontinuar o produto globalmente porque o alto nível de despesas administrativas (comercial, pesquisa e engenharia) fez com que o EBIT desse centro de valor tenha sido negativo desde o lançamento do produto.
Como vocês convenceriam a organização global de que o negócio não deveria ser descontinuado?
O Ebit pode ser negativo na DRE, mas ser positivo na situação geral da empresa, já que deixa de considerar fatores como modificações no capital de giro e reenvestimento. Como o produto tem um custo alto para ser implementado, foi necessário muito investimento, o que faz com que a receita fique negativa. Para avaliar realmente a situação da empresa seria necessário analisar alguns indicadores contábeis como liquidez e endividamento. Porém, foram 18 meses só desenvolvendo, para então começar a inserir o produto no mercado, então ainda não se recuperou o que foi investido e também podemos levar em consideração que o produto ainda não foi globalizado, logo mais pode chegar ao Brasil e muitos outros países e então começar a subir o EBIT, pois é um produto importante já que se trata de segurança automobilística e que pode se tornar obrigatório mundialmente, gerando lucros altíssimos. Visto também que a produção de veículos no Brasil e no mundo não tem retração, estão sempre em crescimento. É importante citar também que esse produto no mercado também faz com que a empresa tenha mais visibilidade e atenda praticamente toda a demanda do mercado