CASO Despacho
Texto da solicitante
Histórico do caso
Alice e Helena são vizinhas há muito tempo. Até meses atrás freqüentavam juntas terreiros de Umbanda, chegando, inclusive, a fazerem alguns despachos numa encruzilhada, próxima a casa delas.
Alice, no entanto, há cerca de dois meses, tornou-se evangélica e não admite de forma alguma que Helena continue a fazer os despachos naquela encruzilhada, que é esquina com a casa dela.
Foi falar-lhe, mas ao fazê-lo, xingo-a várias vezes dizendo que aquilo era coisa de Satanás, e ainda ameaçou destruir “O trabalho” e dar-lhe uma surra, caso ela continue.
Agora a situação está insuportável, pois toda vez que Helena passa pela casa de Alice, é insultada por ela e pelos seus filhos. Alem do mais, montaram uma guarda para não deixar helena fazer seus despachos.
Helena está indignada, pois acha que tem todo direito de fazer seus “trabalhos” naquela encruzilhada, já que a outra mais próxima situa-se a três quarteirões de sua casa, ficando, dessa forma, inviável sua prática.
Ela acha que cada um tem a religião que quer. Se ela é umbandista, ninguém tem nada haver com isso.
Helena está irredutível, pois quer continuar a fazer seus despachos, e naquela encruzilhada.
Helena deseja viver em paz com vizinha, mas quer que seja respeitada sua crença.
Alice por ser evangélica, não admite ver praticamente na sua porta, despacho de umbanda, pois acha que isso é coisa de satanás e que, sendo assim, só atrai coisa ruim e está até desconfiada de que ultimamente, Helena está fazendo despachos para lhe prejudicar, pois anda meio adoentada.
Alice que impedir que helena faça seus trabalhos de Umbanda na esquina de sua casa.
Alice quer viver em paz com a vizinhança e não encontrar mais despacho de umbanda na esquina de sua casa.
Após ler o caso concreto acima
a) Identifique que tipo de conflito é este?
b) Em que ambiente ocorre.
c) Qual é a situação de Alice?
d) Qual é a posição de Alice?
e) Qual é o interesse de Alice?
f) Qual é a