Caso Dell
Para saber o nível ótimo de investimento em ativos circulantes é preciso identificar custos de políticas financeiras alternativas ao curto prazo. Sendo a política flexível manteria um alto nível de ativos circulantes em relações as vendas e ela significa menos endividamento de curto prazo e mais endividamento de longo prazo. Já a política flexível significa um valor baixo entre ativos circulantes e vendas e esta significa mais endividamento de curto prazo do que de longo prazo.
Assim, a gestão de ativos é um equilíbrio entre os custos que podem crescer/aumentar com a diminuição/aumento do nível de investimento. Existem custos que crescem com o nível de investimento, são os custos de carregamento. Já os custos que diminuem quando há aumento do nível de investimento são os custos de falta.
O gráfico a seguir, do slide da professora Minardi, mostra o nível ótimo de investimento:
No entanto, é muito difícil conseguir o equilíbrio ótimo entre custos de falta e custos de carregamento, para tanto é ideal utilizar um ponto próximo do ótimo. Sendo que, adota-se a política flexível quando há um baixo custo de carregamento e/ou alto custo de falta, caso contrário, adota-se a política restritiva. Na política restritiva há um maior volume de ativos circulantes, e na política restritiva esse volume é menor.
2. Uma política mais conservadora adota financiamento de longo prazo ou capital próprio para capital de giro líquido, e uma política mais agressiva adota financiamento de curto prazo. Para atingir um nível ótimo o ideal seria o uma política agressiva para