Caso de Estudo
Esta proposta de estudo visa introduzir o leitor ao contexto evolucionista no qual a administração pública tem passado por diversas mudanças deixando de ser uma disciplina estudada no contexto de outras e passando a ter seu próprio campo de estudo.
O campo de conhecimento denominado Administração Pública tem sido alvo de estudos relacionados a sua evolução e ao seu campo de atuação desde os primordios desta matéria. Existem diversos estudos que visam clarear a visão e nortear o leitor a obter um opnião formal a respeito do supra citado tema, este estudo visa não só nortear o leitor, mas também esclarecer e demonstrar como esta disciplina tem evoluido e o impacto de sua evolução na matéria e também na vida dos cidadãos.
De menor porte, este se apoiará em estudos anteriores visando resumir a abrangência daqueles e focar na questão evolucionista encontrada e proposta pelos autores Amboni e Cunha (1989), Fischer (1984; 1993), Mezzomo e laporta (1994), Mezzomo Keinert e Vaz (1994) e Souza (1998), também se baseará em periódicos emitidos no Brasil como a Revista do Serviço Público, Revista de Administração Pública, no Decreto-Lei nº 200/67 bem como em sites e revista especializadas no assunto.
No atual estágio do estudo, que envolve esta proposta, a Administração Pública e encarada como: Administração Pública como Administração Pública, porém até chegar a este ponto ela já passou por diversos outros estágios tais como: Administração Pública como paradigma de Ciências Juridicas; Administração Pública como Ciência Administrativa ; Administração Pública como Ciência Política e por fim Administração Pública como a conhecemos hoje.
Por fim também verificaremos a história, desde os primordios do Império, para demonstrar os diversos momentos que a Administração Pública tem passado, tais como, Administração Patrimonialista, Burocratica e Gerencial que se entrelaçam com os estagios evolutivos desta disciplina e que serão