Caso de Estudo Alumar
Líder mundial em tecnologia, engenharia e produção de metais leves, a Alcoa inova na criação de soluções que fazem o mundo avançar.
No Brasil desde 1965, atua em toda a cadeia produtiva do metal, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados e de alto valor agregado. A companhia possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
Charles Martin Hall, fundador da Alcoa, desenvolveu o atual processo de fusão do alumínio, que fez com que o metal se tornasse mais popular. Graças a esta contribuição, hoje podemos encontrar o alumínio em diferentes momentos de nosso cotidiano. A Alcoa atua em diversos mercados como o aeroespacial, bens de consumo, construção civil, embalagens, indústria elétrica, máquinas e equipamentos, petróleo e gás, químicos e transportes.
A companhia também possui participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins.
Alumar:
A Alumar, Consórcio de Alumínio do Maranhão, instalada em São Luís, é uma empresa formada por um consórcio de mineradoras transnacionais, uma das maiores produtoras de alumínio e alumina do mundo. Os primeiros projetos de implantação foram realizados em 1980 e em julho 1984, a Alumar foi inaugurada e hoje, é uma grande empresa instalada no Brasil.
O Consórcio de Alumínio do Maranhão - ALUMAR é um dos maiores complexos de produção de alumina e alumínio primário do mundo. Em 2007 a área da Redução alcançou a marca das 450.000 toneladas de alumínio produzidas e a Refinaria da fábrica produz aproximadamente 1.657.000 toneladas de alumina. O Consórcio conta hoje com 90% de funcionários maranhenses e centenas de fornecedores locais.
O porto da Alumar foi inaugurado em 1983, quando o navio "Alamoa" foi o primeiro a descarregar bauxita no