Caso das abelhas no interior de SP
Síndrome do Colapso das Abelhas no município de Gavião Peixoto
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Cientistas estimam que as abelhas são responsáveis por quase 80% da polinização das plantas cultivadas do planeta. “Polinização é a transferência de material genético da parte masculina para a parte feminina da flor.”. É através disso que as flores são fecundadas, começando como desenvolvimento de frutos e sementes. Além das abelhas, isso pode ser feito pela água, pelo vento e por muitos animais, como borboletas e beija-flores. Porém, as abelhas são mais eficientes, por serem mais rápidas e ágeis; após um tempo com a colônia instalada em certo local, elas conseguem saber qual o melhor horário para coletar pólen (elas observam a flora próxima à colmeia e associam com a intensidade da luz do dia).
Além desse papel, algumas espécies de abelhas também são responsáveis pela produção de mel. A cera da abelha tem inúmeras utilidades, ela é usada na indústria de cosméticos, em medicamentos, produtos cirúrgicos, em tintas, velas, lentes telescópicas, depilação e outras coisas. Tanta importância aumenta a preocupação com a preservação desses insetos. “Com a extinção das abelhas ou a redução da sua área de distribuição geográfica observaremos uma diminuição na quantidade e na qualidade de frutos e sementes produzidos e, consequentemente, na produção mundial de alimentos”, comenta Patrícia Drumond, pesquisadora da Embrapa Acre.
Sem as abelhas, não se perderia só o mel, os produtos agrícolas e medicinais. A produção de animais para consumo sofreria grandes perdas, já que estes animais são herbívoros. A vida selvagem de uma forma geral também sofreria sem elas, a vegetação seria drasticamente reduzida e, assim, a vida em geral.
Como disse Albert Einstein: "Se as abelhas desaparecessem da face da terra, a espécie humana teria somente mais quatro anos de vida. Sem