Caso Dantas
Unidade Curricular: INTRODUÇÃO À GESTÃO/GESTÃO
ANO LETIVO: 2014/2015
CAP. 3 – A EMPRESA (II)
1
CASO :
O Dr. Júlio Dias acaba de ingressar no conselho de administração da FERTEX, uma empresa têxtil de média dimensão que se dedica ao fabrico de tecidos em lã e algodão na região do vale do Ave. Como nenhum dos outros administradores se considera vocacionado para conduzir estudos de planeamento e análise estratégica, conseguiram convencê-lo a responsabilizar-se pela análise do ambiente e dos recursos da empresa com vista ao lançamento de um programa de definição de objetivos e eventualmente de planeamento estratégico.
Júlio Dias começou por argumentar que a sua experiência de gestão tinha sido adquirida no setor hospitalar, onde tinha sido administrador de 3 hospitais públicos em pequenas cidades de província. Mas acabou por aceitar, embora com um sorriso enigmático, depois de um dos seus novos colegas de administração ter insistido, referindo que ainda recentemente, num seminário de gestão que frequentara, o formador (bastante conceituado, por sinal) tinha defendido que basicamente os problemas fundamentais do planeamento são semelhantes quer se trate de uma empresa quer se trate de uma organização sem fins lucrativos. O que é importante é verificar quais são as variáveis do ambiente com maior impacto na evolução da empresa.
QUESTÕES:
1. Concorda com o colega do Dr. Júlio Dias? Justifique.
2. Em que é que o ambiente de um hospital público da província é diferente de uma empresa têxtil no Vale do Ave? Justifique.
3. Como deveria o novo administrador conduzir os seus trabalhos?
1
TEIXEIRA, Sebastião (2005). Gestão das Organizações. 2a edição. McGrawhill.Pp.31