Caso Controle
Dois grupos: Caso e controle fomados por 50 crianças de uma crechhe municipal. Foram enviadas questionários às mães para coleta de informação a respeito de aleitamento e dos hábitos de sucção não-nutritiva. Após a análise das respotas foi observado que dentre as 50 crianças, 20% mostraram um desenvolvimento de más oclusões por parte de sucção nutritiva e o restante não se mostrou problemas a esse assunto, pois se alimentaram desde bebês ao seio materno o que dificultava a má oclusão nota-se que o mamilo se adapta á cavidade bucal da criança, diferentemente dos bicos de mamadeira e chupetas. Etes fazem com que a cavidade oral tenha que se adptar às suas formas. Desse modo, a língua tem que modificar sua postura, adotando um posicionamento mais inferior, em sua porção anterior, e mais superior, porteriormente. Resultando nas desarmonias oclusais na criança. Sendo assim, a falta de amamentação materna é a grande causa de más oclusões em crianças.
Estudo Transversal: escola pública de Petúnia MG , data 2012 a 2015, 525 alunos no período matutino e vespertino. Faixa etária: crianças de 6 a 8 anos de idade. (no período de 3 anos)
Crianças com cárie: 232
Crianças sem cárie: 293
Trabalho realizado: visita periódica dos agentes da saúde odontoológica 3 vezes na semana no horário de 9:30 da manhã depois do lanche e 15:30 da tarde também depois do intervalo para a realização de um processo de escovação dentária das crianças com a ajuda de professores e membros da escola. Logo após, com os alunos dentro de sala os professores liam para eles um manual de práticas de escovação deixado pelos agentes odontológicos.
Resultado: foi observado que no decorrer de 3 anos houve diminuição de casos de cárie dentária em crianças da faixa etária citada em 75%.