caso concreto
Caso 1 resposta:
1. Ciências sociais: A falta de água no sertão Nordestino produz o enfraquecimento da agricultura local, causando cada vez mais a fome, a miséria e o atraso econômico. Ou, ainda mais apropriado, fenômeno extremamente complexos.
Ciências naturais: A seca no sertão Nordestino é relacionada a localização geográfica e a falta de agua. Estudam fenômenos relativamente simples e fáceis.
A diferença entre ciências sociais e naturais é que o objeto de estudo das ciências naturais são as coisas, as matérias, as substâncias. Já a ciências sociais, investigam as ideias que outros indivíduos têm como agem e o que fazem.
2. Ciências sociais –
Estuda os fatos complexos
Causas múltiplas que interagem entre si em determinadas circunstâncias e produzem eventos únicos e específicos.
Os eventos não podem ser reproduzidos em laboratórios, pois perderiam totalmente suas características originais.
O mesmo fenômeno social pode ocorrer em diferentes lugares do mundo, mas terá características diferentes e se vários pesquisadores observarem o mesmo fenômeno no mesmo local poderá haver interpretações diferentes pelo ‘’lugar’’ de onde observam.
O impacto na vida das pessoas durante a coleta é nulo, não influencia em nada. O impacto na divulgação dos resultados pode ser enorme, causando constrangimentos ou prejuízos.
Ciências naturais –
Estudo de fatos simples
Normalmente trata-se de eventos que tem uma única causa ou uma cadeia logica que leva a um fim único.
Os fenômenos podem ser analisados separadamente e fora do contexto em que foram produzidos.
Os eventos podem ser reproduzidos em laboratórios e não perdem suas características originais.
Podem ser testadas inúmeras vezes e mesmo se testado por pesquisadores diferentes em lugares diferentes devem cegar aos mesmos resultados.
Impacto maior na coleta de dados e durante o processo de pesquisa. Resultados podem influenciar a saúde e a qualidade de vida das pessoas a curtos ou longo