Caso concreto 9-direito civil
Caso Concreto 1:
Carlos Alberto e Miguel são colegas de turma e estudam no 3º período da faculdade de Direito.Durante a aula de Direito Civil,Miguel,que anotava a matéria,vê que sua caneta começa a falhar.Carlos Alberto,percebendo que o amigo esta em dificuldades,abre seu estojo,tira dele uma lapiseira e,em silêncio,a entrega a Miguel que ,também em silêncio,a aceita e retoma suas anotações.Ao final da aula,Carlos Alberto pede a lapiseira de volta.Miguel se recusa a devolvê-la alegando ter havido uma doação na presença de diversas testemunhas .Pergunta-se:
1) Houve negocio jurídico entre Carlos Alberto e Miguel?Justifique a resposta.
R:De acordo com a classificação dos negócios jurídicos houve sim,pois estavam presente a manifestação da vontade,o objeto,as vantagens,o tempo da produção de efeito,a subordinação,as formas e as pessoas.
2)Tomando por base a classificação dos negócios jurídicos como podemos classificar o ato praticado?
R:Bilateral por ser entre duas pessoas,gratuito por não ter contra prestação,intervivos pois produzem efeitos durante a vida,principal por si só e não solene pois não depende da lei para ser celebrado.
3) É possível a pratica de negocio jurídico sem a troca de palavras?
R:Sim,através do uso de silencio e não demonstração da vontade.
4) Como se deve resolver o conflito entre Carlos Alberto e Miguel,diante das regras de interpretação contidas em nosso Código Civil?
R:Seguido o art.113 cc uso da boa-fé celebrada no lugar.
Caso Concreto 2
José Carlos decide doar bens imóveis de sua propriedade para Julio e determina que tais bens sejam utilizados em atividades de ensino para crianças com necessidades especiais.Julio assume o compromisso de cumprir tal destinação.Pouco tempo depois,os bens recebidos por ele são utilizados para a implantação de uma rede de padarias.
1)A doação feita para Júlio possui algum elemento acidental? Em caso positivo,justifique e conceitue.Em caso negativo,justifique.
R: