Caso concreto 6
- Idenficar os fatos que constarão na narrava juríd ica.
- Disnguir os fatos juridicamente importantes daqueles que são esclarecedores das questões importante s.
- Desenvolver raciocínio jurídico capaz de levar à compreensão de que os fatos que não são usados, direta ou indiretamente, na fundamentação da tese, não precisam ser narrados.
Estrutura do Conteúdo
1. Classificação dos fatos
1.1. Fatos juridicamente importantes
1.2. Fatos que contribuem para a compreensão dos que são relevantes
1.3. Fatos que dão ênfase a informações relevantes
1.4. Fatos que satisfazem a curiosidade do leitor
2. Seleção de fatos para a produção da narrava jurídi ca
Aplicação Prática Teórica
Num relato pessoal, interessa ao narrador não apenas contar os fatos, mas jusfic-álos. No mundo jurídico, entretanto, muitas vezes, é preciso narrar os fatos de forma objeva, sem jusfi-lcoás. Ao redigir um parecer, por exemplo, o narrador deve relatar os fatos de forma objeva antes de apresentar seu opinamento técnic-ojurídico na fundamentação. Antes de iniciar seu relato, o narrador deve selecionar o quê narrar, pois é necessário garantir a relevância do que é narrado. Logo, o primeiro passo para a elaboração de uma boa narrativa é selecionar os fatos a serem relatados.
Leia o caso concreto que segue e sublinhe todas as informações que precisam ser observadas em uma narrativa imparcial. Em seguida, liste, em tópicos, todas essas informações que devem ser usadas no relatório.
Caso concreto
SÃO PAULO - O Conselho Tutelar de Santa Bárbara d'Oeste, cidade a 135 quilômetros de São Paulo, invesga o caso de um adolescente de 14 anos que aparece em vídeos do Yout amarrado a uma árvore e gritando, pedindo por socorro. A denúncia chegou por um email, recebido na quarta -feira pelos conselheiros da cidade. O menor foi localizado e confirmou o c de bullying.
Pelo menos dez adolescentes, com idades entre 11 e 17 anos, são suspeitos de atacar o estudante, que