caso concreto 10 e 11 - história do direito
Respostas:
1 – a) A guerra fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora de uma forma de socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética. É chamada de "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial, por se tratarem de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista era implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano logo via aí uma ameaça a seus interesses; se um movimento popular combatesse uma ditadura militar apoiada pelos EUA, logo receberia apoio soviético.
b) Com a grande vitória dos EUA sobre o nazi-fascismo e a ascensão das ideologias liberais desse país sobre toda a América (exceto Cuba), o Brasil foi levado a um processo de redemocratização. Em tempos de Guerra Fria os países praticamente se posicionavam a favor do capitalismo ou do socialismo, e como o Brasil estava ligado ao sistema econômico americano acabou absorvendo também suas ideologias.
2 – Letra C.
Caso Concreto 11 – Historia do Direito no Brasil
Respostas:
1 – a) A Constituição adotou a eleição indireta do Presidente da República, por colégio eleitoral formado pelos membros do Congresso e delegados indicados pelas Assembléias Legislativas, suprimindo a eleição popular invariavelmente adotada nas Constituições Federais anteriores.
b) Constituição de 1988 representa um avanço. As modificações mais significativas foram:
* Direito de voto para os analfabetos;
* Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos;
* Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos;
* Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos