Ligações de Hidrogênio
INSTITUTO DE ENGENHARIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – ICET
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – BC&T
ROGÉRIO FONSECA SANTOS
EFEITO DAS LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO
Teófilo Otoni – MG
2013
ROGÉRIO FONSECA SANTOS
EFEITO DAS LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO
Relatório de aula prática em laboratório, do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, apresentado a Profª. Dra. Alessandra de Paulo Coli. para obtenção de créditos na disciplina de Química Tecnológica II.
Teófilo Otoni – MG
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO 1
RESUMO 2
INTRODUÇÃO 3
MATERIAIS UTILIZADOS 3
REAGENTES 4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
Procedimento 1 4
Procedimento 2 4
Procedimento 3 5
RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
Procedimento 1 5
Procedimento 2 5
Procedimento 3 6
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 7
RESUMO
Esta aula prática foi realizada no dia 12 de junho do corrente ano, ás 14:30h. O principal objetivo do experimento é observar e avaliar os efeitos das ligações de hidrogênio através da desidratação de substâncias e adsorção envolvendo o carvão ativado.
INTRODUÇÃO
As forças intermoleculares são forças que mantêm as moléculas de um determinado composto unidas entre si.
Quando uma molécula tiver um H ligado a um elemento eletronegativo (F,O,N) haverá uma grande polarização da molécula, sendo assim, se esta molécula aproximar de uma outra molécula que possuir F,O,N ocorrerá a formação da Ligação de Hidrogênio que é uma força bastante intensa em relação às outras forças intermoleculares. Este tipo de ligação é um caso especial de ligação dipolo-dipolo, só ocorrendo então entre moléculas polares, exemplo: moléculas de H2O, de NH3, de H-F em H2O, ou NH3 formam ligação de hidrogênio entre si.