Caso concreto 1,2 e 3
Discursiva: Senso comum: É uma herança cultural, algo que trazemos conosco desde que nos entendemos por gente. A necessidade de aprendizagem do nosso cotidiano. Um legado que nos ajuda a nos adaptarmos as constantes mudanças culturais.
Ex: Uma criança aprende através do senso comum o que é certo ou errado e isso irá direciona-lá sobre como tomar suas decisões, atitudes.
Conhecimento científico: Este conhecimento vai mais para o lado da racionalidade, sistemática da realidade, baseada em fatos verificáveis e controláveis através de experiências.
Ex: Encontrar a cura para o câncer.
Múltipla escolha: Opção correta: Letra (A)
caso concreto 2
Discursiva: Os cientistas sociais analisam costumes, hábitos entre outras coisas das classes sociais e como naquele tempo as pessoas não tinham acesso ao conhecimento e a informação, estes profissionais seriam de grande valia para Oswaldo, pois poderiam orientar a população de que a vacina era o melhor método para a cura e para evitar a febre amarela, podendo assim evitar os conflitos e os manifestos.
Múltipla escolha: Opção correta letra (B)
caso concreto 3
Discursiva:
(I): Antropologia contemporânea. Através dessa pesquisa ele pode estudar e compreender a lógica da vida dos esquimós. Vendo seus costumes, crenças, hospitalidade, leis. A antropologia nos ajuda a entendermos que além das nossas próprias culturas, existem outras com seus próprios costumes e devemos saber respeita-los.
(II): O relativismo cultural nos ensina a estudarmos outras culturas e aprendermos a respeita-los, não importando sua maneira de viver. Segundo Boas, conforme ele foi vendo e vivenciando a cultura dos esquimós, ele pôde perceber que a cultura deles é tão igual e/ou melhor do que julgam ser a "boa sociedade". A maneira de ver das pessoas com algo que seja novo e/ou diferente ao que eles estão acostumados, faz com que eles achem que são melhores do que outras culturas e o relativismo nos mostra