Caso Clínico - Síndrome do Túnel do Carpo
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO
CURSO DE FISIOTERAPIA
WILLIAM FORTUNA DE OLIVEIRA
YAN MARREIROS DE OLIVEIRA
SÍndrome do Túnel do Carpo
CASO CLÍNICO
Rio Branco
2014
WILLIAM FORTUNA DE OLIVEIRA
YAN MARREIROS DE OLIVEIRA
SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO
CASO CLÍNICO
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Ciências Morfofuncional do Aparelho Locomotor I, do Curso de Fisioterapia da Faculdade Barão do Rio Branco
Professora: Luciana Peniche
Rio Branco
2014
Apresentação
O paciente J.B.C., 43 anos, sexo masculino, funcionário público (antigamente trabalhava como motorista e atualmente trabalha como educador social). O paciente tinha saído de Rio Branco-AC e estava dirigindo sua moto em direção à Brasiléia-AC, quando após certo tempo começou a sentir o adormecimento maior forte de sua mão direita (devido ao fato de segurar o guidão da moto e fazer o movimento de aceleração), mais ou menos um ano depois o paciente sentiu dormência na mão esquerda, pois na época ele ainda trabalhava como motorista.
Diagnóstico Clínico Síndrome do Túnel do Carpo (STC).
Definição Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e consequentemente à síndrome do túnel do carpo.
Fisiopatologia A síndrome do túnel do carpo é produzida pela compressão do nervo mediano na sua passagem pelo punho determinando neurite reacional (lesão inflamatória ou degenerativa dos nervos através de uma reação).
Anatomicamente, o canal carpal é de modelo único, limitado dorsal e lateralmente pelos ossos carpais (conjunto de ossos dos membros anteriores que articulam com os ossos do antebraço e com os do metacarpo) e, na superfície palmar, pelo ligamento transverso do carpo (estrutura fibroelástica firme que se insere no tubérculo do escafóide e