Cultura judaica
Bar mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ). A kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações utilizada pelos homens. Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.
O Tanakn conta basicamente a história do “antigo testamento” da bíblia cristã, porém em outra ordem, repartição dos livros e pontos de vista as vezes diferentes. A Torá teria sido entregue por Deus a Moisés, quando o povo de Israel, após sair do cativeiro no Egito, peregrinou em direção à terra de Canaã. As histórias dos patriarcas, aliados ao conjunto de leis culturais, sociais, políticas e religiosas serviram para imprimir sobre o povo um sentido de nação e de separação de outras nações do mundo.
Purim festa judaica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Aquemênida tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros da Bíblia. Ocorre a recitação do Livro de Ester duas vezes, distribuem de comida e dinheiro aos pobres, presentes e consumo de vinho durante refeição de celebração e outros costumes incluem o uso de máscaras e fantasias e comemoração pública.
Pessach é a "Páscoa judaica", também conhecida como "Festa da Libertação", e celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito. Significa a Passagem do anjo da morte