Caso cimentos
Este sistema foi desenvolvido em AIMMS® para a Diretoria de Estratégia da Votorantim Cimentos®. Ele possui um modelo que faz uso de técnicas de Programação Misto-Inteira Linear. O objetivo do sistema é avaliar iniciativas de investimentos, ao longo de um horizonte de longo prazo (20 a 30 anos), além de otimizar o plano de abastecimento de insumos e de distribuição de cimento.
Descrição do Problema
O cimento Portland é um aglomerante hidráulico produzido a partir de matérias-primas diversas como calcário gesso e adições. Basicamente o processo de produção se divide em duas etapas: calcinação do calcário, previamente moído para formação do clínquer (matéria prima fundamental para produção do cimento), e, posteriormente, a moagem do clínquer com proporções adequadas de gesso e adições (filller calcário, escórias siderúrgicas e pozolanas).
O mercado de cimento brasileiro foi da ordem de 46,4 milhões de toneladas em 2007 e vem crescendo em tamanho e complexidade. A rede de fornecedores é crescente, as possibilidades de alocação da produção são diversas.
A Votorantim Cimentos possui um plano de investimentos de cerca de 3,2 bilhões de reais até 2011. Portanto, é fundamental que a empresa otimize o seu planejamento estratégico, para evitar gastos desnecessários e, ao mesmo tempo, garantir o abastecimento do mercado.
A ferramenta que a Diretoria dispunha para o Planejamento Estratégico da Votorantim Cimentos era um modelo de programação linear baseado em planilha (What’s Best®). Este modelo permitia a elaboração de cenários de abastecimento de insumos e de distribuição de cimento. No entanto, não possibilitava análises mais completas, deixando que diversos investimentos fossem investigados simultaneamente. Ao contrário, cada cenário de expansão era fixado a priori, para então se verificar o impacto no Fluxo de Caixa total da empresa. A demora na análise de cada nova situação inviabilizava a