Estudo de caso- produção de cimento
Questionário 3- Estudo de Caso- Produção de Cimento
Setembro/2011
Questionário 3
1- Explicar o fluxograma produtivo de produção do cimento, detalhando o seguinte: a reação de clinquerização (4 estágios); os tipos de processos de fabricação de cimento .
2- Detalhando o próprio processo
O cimento (pó cinza), está presente em todo tipo de construção, do inicio ao acabamento, é o componente básico do concreto. Apesar de aparentar ser simples, o processo de produção é um pouco complexo e envolve um elevado consumo de energia por parte dessas indústrias. A matéria prima básica para a produção do cimento é a argila e a rocha calcária, essa é obtida a partir de minas e lavras, possuindo uma composição não uniforme; após a retirada dessa rocha a mesma passará por um processo de trituração ou britagem (ficará com diâmetro de no máximo 25 mm), agora teremos a etapa onde ocorrerá a moagem da matéria prima (argila + calcário) chamada de mistura ou farinha, após isso será feita a homogeneização dessa farinha em silos, a mistura passa por um pré-aquecimento no ciclone antes disso com os gases vindos do forno, o que chamamos pré-calcinação; agora sim a farinha esta pronta para ir ao forno rotativo, onde ocorrerão diversas reações, dentre elas a de clinquerização a temperatura de 1450 °C, nesse momento teremos a formação do clinquer, antes de ser moído o clinquer será resfriado, feito isso será feita a adição de aditivos como o gesso, a escória (resíduo) para dar origem ao que chamamos de cimento. s cinza, vítreos de forma esférica (diâmetro na faixa de 0,32 – 5,1 cm). Reações de clinquerização - 4 estágios:
Evaporação: de água livre das matérias primas ( aprox. T= 100° C Desidratação: formação de óxidos de Fe, Si e Al (aprox T=430°C)d FFe2O3, SiO2, Al2O3 Calcinação: