Assembly
Alessandro de Souza Lima
Vagner Santos da Rosa
[pic]
NOTA IMPORTANTE: Esta documentação está em processo de revisão. Estamos trabalhando duro para assegurar que todas as informações contidas neste documento estejam corretas. Não nos responsabilizamos por qualquer dano ou perda provocado pelo uso deste material.
[pic]
|1 - Introdução aos Microcontroladores |
Inicialmente, é importante frisarmos três conceitos:
a) Microprocessador: chip responsável pelo processamento em um microcomputador. É um elemento complexo, contendo, entre outras coisas, uma unidade lógica e aritmética (ULA) e diversos registros (registradores) especiais.
b) Microcomputador-de-um-só-chip: como o nome indica, reúne no mesmo chip os diversos elementos de um microcomputador: microprocessador, RAM, ROM, temporizadores, contadores, canal de comunicação serial e portas de I/O.
c) Microcontrolador: microcomputador-de-um-só-chip que pode ainda conter elementos para uso industrial, tais como conversores A/D e D/A, PLL, PWM, etc.
|1.1 – Motivação para o Estudo de um Microcontrolador |
O microcontrolador, hoje em dia, é um elemento indispensável para o engenheiro elétrico, eletrônico ou ainda para o técnico de nível médio da área, em função de sua versatilidade e da enorme aplicação. Entre algumas das aplicações de um microcontrolador podemos citar automação industrial, telefones celulares, auto-rádios, fornos de microondas e videocassetes. Além disso, a tendência da eletrônica digital é de se resumir a microcontroladores e a chips que concentram grandes circuitos lógicos, como os PLDs (Programmable Logic Devices). Para sistemas dedicados, o microcontrolador apresenta-se como a solução mais acessível, em função do baixo custo e facilidade de uso.
|1.2 – O 8051