Gasóleo leve na indústria do petróleo
Disciplina:Química do Petróleo
Professora:Viviane Rezende Prates
Data de entrega:24.11.2011
Alunos:Bruna Marques Leonardo Santanna Rafael Lucas
INTRODUÇÃO
Afirmado por estudos geológicos,o petróleo tem sua origem as rochas sedimentares. Para retirá-lo de lá, muitas empresas petrolíferas são encarregadas de extraí-lo com as devidas técnicas e processos. O óleo cru sai do reservatório e alem de passar por um separador, é submetido a um processo denominado Destilação Atmosférica, gerando as frações de petróleo. Até chegar ao seu consumidor final, o petróleo passou por vários processos físicos e químicos, gerando os produtos finais. Uma dessas frações q sai da Destilação Atmosférica e que mas a frente vira um produto final é o gasóleo leve, tema de nosso trabalho.
OBJETIVO
Nosso trabalho consiste em determinar várias especificações da fração do petróleo( no caso, gasóleo leve), como estrutura, tipo de ligação, ponto de ebulição, característica físico-química, características como acidez, basicidade, solubilidade, reatividade.
DESENVOLVIMENTO
Na torre de destilação atmosférica, há um pré-aquecimento, e assim, as frações se subdividem de acordo com seus pontos de ebulição. Enquanto as frações mais leves como butano, propano, etano e metano saem na parte superior da torre, as frações mais pesadas como os lubrificantes e os resíduos saem pelo inferior da torre. As frações intermediarias como querosene e gasolina, evidentemente, saem na parte do meio da torre. Aí se encontra o gasóleo leve, que tem ponto de ebulição na faixa de 235ºC a 305ºC.
Ou seja, as frações tem seu ponto de ebulição de acordo com seu peso molecular. Enquanto o butano é constituído de 4 carbonos, e os resíduos são constituídos de 38 a mais, o gasóleo leve é composto por media de 13 a 17 átomos de carbono.
A seguir, estarão presentes algumas características físico-químicas desta fração:
ESTADO FÍSICO: líquido
COR: avermelhada
ODOR: semelhante a gasóleo