caso ciencias p
Temos dois consentimentos de um homem para sujeita-lo às leis de qualquer governo: Consentimento expresso: dado pelo homem quando ele ingressa numa sociedade. Consentimento tácito: dado por todo homem que usufrua da sociedade civil.
Sugestão de gabarito do caso concreto 1: "Insistindo na idéia de que há uma noção mais elaborada de poder e Estado na teoria weberiana, deve-se analisar a ideia de legitimidade, capaz de explicar a obediência ou aceitação de uma determinada ordem política. Isso porque o monopólio da violência se apresenta como condição necessária, mas não inteiramente suficiente para que o Estado exerça seu poder de império sobre pessoas ao longo de um determinado tema. É nesse sentido que deve ser analisada a teoria da legitimidade weberiana: 'O Estado só pode existir sob a condição de que os homens dominados se submetam à autoridade continuamente reivindicada pelos dominadores' (Weber, 1982:73)" (GUANABARA, op. cit., p.3).
Sugestão de gabarito do caso concreto 1: Não, elas indicam justamente o inverso. O território é a base físico-geográfica que integra a organização do próprio Estado, sendo então um dos seus elementos constitutivos e estabelecendo a delimitação da ação soberana do mesmo. É perfeitamente possível a existência de uma descontinuidade geográfica, como no caso das ilhas Malvinas, não impedindo o exercício da Soberania enquanto um poder uno e indivisível. Uno porque não é possível num mesmo Estado e, portanto, num mesmo território a convivência de duas Soberanias. Indivisível porque inadmissível a sua divisão, mas somente a sua distribuição em