Caso cbc
Em 1974, Cláudio Barros, demitiu-se da gerência de uma conceituada loja de modas da capital, para associar-se a Marcel, um imigrante Francês recém chegado ao país, que trazia uma grande experiência da indústria parisiense de confecções, conhecendo profundamente todas as fases técnicas desta indústria, desde a modelagem, corte, costura, até a passadoria.
Desta união foi criada uma pequena confecção, onde logo houve a evolução e o crescimento, se transformando em uma grande e conceituada confecção.
O mercado onde atuava foi crescendo e sua produção foi aumentando cada vez mais, seus clientes eram cada dia maior, onde se viram sem condições de continuar com a empresa do jeito que estava, então em 1978, transformaram a empresa em sociedade anônima denominando à CBC – COMPANHIA BRASIELIRA DE CONFECÇÕES.
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
O sistema organizacional no início era dividido entre os dois sócios, onde Cláudio era o responsável por todas as funções comerciais e administrativas da empresa e Marcel o responsável por todos os problemas da produção.
Devido Marcel ter pavor a área burocrática e administrativa, Cláudio tomava todas as decisões sozinho, e só repassava as suas decisões para Marcel, sem ao menos pedir a sua opinião.
Com o crescimento da empresa, eles resolveram promover alguns funcionários que mais se destacaram e demonstraram fidelidade, dando a eles cargos de Diretor Técnico, Diretor Comercial, Diretor Industrial, Diretor Financeiro e Diretor Administrativo, onde completavam a diretoria, Cláudio como Diretor Presidente e Marcel como Diretor Superintendente. A empresa ficou com sete diretores, porém as decisões continuavam sendo tomadas por Cláudio e executadas pelos demais.
Pelo que se nota os objetivos e metas eram avaliados anualmente, porém nem sempre esses objetivos e metas eram planejados, pois eles estavam preocupados somente com o presente.
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC
Todas as decisões tomadas na empresa